O Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC) mobilizou, por meio de suas Coordenadorias Regionais (REDEC), as Defesas Civis municipais fluminenses para ações com a comunidade escolar na Semana da Família na Escola, celebrada entre os dias 04 a 09 de abril. Oitenta e cinco Defesas Civis municipais (92,4%) mobilizaram, em 206 escolas públicas e particulares, 78.914 membros da comunidade escolar. A operação foi coordenada pelo DGDEC e teve como tema o combate ao mosquito Aedes aegypti.

- Estamos seguindo a orientação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional e do Ministério da Saúde, entrando de cabeça nessa luta em cooperação com a Secretaria de Estado de Saúde. Conseguimos mobilizar, em pouco tempo, praticamente todas as Defesas Civis municipais e essas, por sua vez, mobilizaram as secretarias municipais de Saúde e de Educação das prefeituras. Articulando os órgãos e mobilizando seus recursos chegamos a esses números expressivos nas escolas - afirmou o Cel BM Paulo Renato Vaz, diretor geral do DGDEC.

- Agora em abril trabalhamos na Semana da Família na Escola, mas desde dezembro do ano passado já havíamos implantado a nossa Sala Estadual RJ de Coordenação e Controle do Combate ao Mosquito Aedes Aegypti e de Enfrentamento à Microcefalia, coordenada pelo DGDEC. Além disso, participamos da força-tarefa estadual "Xô, Xika", na Região Metropolitana, desde fevereiro. Estamos lançando mão de toda a nossa força no combate ao vetor da dengue, zika e chikungunya porque essa é uma prioridade da Defesa Civil RJ e de toda a sociedade - concluiu o Cel BM Marcelo Hess, superintendente operacional da SEDEC-RJ.