No dia 07 de abril, a Defesa Civil estadual mobilizou toda a sua estrutura para a busca de eventuais focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, nas suas instalações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nessa data.

 

- Essa é mais uma ação promovida pela Sala Estadual RJ de Coordenação e Controle do Combate ao Mosquito Aedes Aegypti e de Enfrentamento à Microcefalia, que é coordenada pelo nosso Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC). Apoiamos não só a Secretaria Estadual de Saúde na SECC-RJ, na Operação "Xô, Zika", mas também em atividades como essa, fazendo nosso dever de casa - afirmou o superintendente operacional da SEDEC-RJ, Cel BM Marcelo Hess.

 

Para o diretor geral do DGDEC, Cel BM Paulo Renato Vaz, que também coordena a SECC-RJ, essa atividade demonstra a importância da participação do CBMERJ no combate ao mosquito:

 

 

- Estamos no campo diariamente, desde o dia 22 de fevereiro, combatendo o mosquito com 2.500 bombeiros em parceria com as secretarias municipais de Saúde de Belford Roxo, Duque de Caxias, São Gonçalo, Itaboraí e Itaguaí, sempre sob a orientação técnica da nossa Secretaria de Saúde estadual. Agora, com essa ação de mobilização interna, o CBMERJ conseguiu atingir todo o estado, graças a sua capilaridade e operacionalidade - destacou o Cel Paulo Renato.