Na terça-feira, dia 27/05, o Diretor Geral de Defesa Civil, Coronel BM Luiz Emmanoel Palencia Barbosa, na qualidade de palestrante e assessorado pelo Major BM Montenegro estiveram na Escola Superior de Guerra - ESG, localizada no bairro da Urca. A renomada Escola possui uma tradição e excelência em estudos estratégicos a nível nacional e internacional.

O convite do Ilmo Sr. Coronel Aviador Celente, Coordenador do CURSO DE LOGÍSTICA E MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA ESG, o Cel. BM Palência apresentou abrangente palestra sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil de forma didática e dinâmica, sempre focado na viés de  logística  nas Operações  de Defesa Civil , despertando grande  interesse do público, alunos do curso  e autoridades  dos mais diversos órgãos do país. Também buscou traçar um paralelo entre as ações Sistema Estadual de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e buscou traçar exemplos práticos mostrando o trabalho realizado nas recentes tragédias ocorridas em nosso estado, principalmente o trabalho técnico de defesa civil realizado na tragédia do Morro do Bumba em 2010 e outros eventos semelhantes.

Abordaram temas como o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, destacado sua importância para rapidez na assistência às vitimas de desastres.

Ao final do evento, foi homenageado através do Tenente Coronel BM Antonio Lucena Pereira, aluno do Curso de Logística e Mobilização Nacional com um Diploma por sua participação na formação dos alunos de Logística e Mobilização Nacional.